sábado, 6 de fevereiro de 2010

PRIMEIRA USINA DE ONDAS PRODUZIRÁ 100KW DE ENERGIA

O Ceará já pode gerar energia por meio de ondas. A usina-piloto de produção de energia, a primeira desse tipo no País, já tem licença ambiental de instalação (LI) concedida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

A previsão é de que o projeto seja concluído até o final do ano no Terminal de Múltiplas Utilidades do Pecém (TMUT). A usina deverá ocupar uma área de 200 metros quadrados no quebra-mar do Terminal. A expectativa é produzir 100 KW, suficiente para ser aproveitada pelas instalações do Porto do Pecém.

A fonte de energia é limpa e considerada de baixo impacto ambiental, já que não há necessidade de represar água, como no caso das hidrelétricas. ``Há a possibilidade de degradar o mínimo possível``, destacou a superintendente da Semace, Lucia Teixeira, durante workshop para a imprensa no prédio da superintendência. Ela explicou que a geração desse tipo de energia é um investimento importante para o Estado.

Além das ondas do mar, outras formas de gerar energia limpa é por meio das eólicas (força do vento), cada vez mais disseminadas no Estado, e da energia solar. Existe em Tauá o projeto de um sistema de bombeamento fotovoltaico para consumo comunitário. A expectativa é produzir 50 megawatts de energia.

O uso das energias limpas, pode reduzir os impactos ambientais da geração de energia elétrica a partir da termelétrica. ``A termelétrica não deve funcionar com 100% da sua capacidade``, apesar das questões ambientais em torno da emissão de poluentes como dióxido de carbono (CO²), a vinda de uma siderúrgica e de uma termelétrica para o Pecém é um investimento importante porque ``é uma fonte de energia mais rica, mais estável``.

O Estado precisa ter todos os tipos de indústrias para compor sua infraestrutura desde que se utilizando de mecanismos para poluir o menos possível.

A usina do Ceará foi projetada por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A escolha do estado foi em virtude das ondas serem mais regulares.

Na invenção nacional, as oscilações do mar movimentam bombas hidráulicas, impulsionando a água de um reservatório também para girar uma turbina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário