domingo, 21 de março de 2010

MISTÉRIOS DA ÁGUA 02


As propriedades físicas e químicas da água ainda são grande mistério para a ciência.  As qualidades da água é extraordinário, propriedades muito estranhas, se expande quando deveria na verdade se contrair  e tem o poder de dissolver praticamente qualquer coisa que ela toque desde que lhe seja dado o tempo suficiente.

Não existe substância conhecida que já não tenha sido identificada diluída nas águas da terra. Sem essa exclusiva qualidade solvente da água, a vida não existiria porque é a água que transfere osnutrientes necessários para a vida animal e vegetal.

Uma gota de água de chuva caindo através do ar, dissolve os gases atmosféricos. Quando a chuva atinge o solo afeta a qualidade da terra, lagos e rios.Tão longe quanto os químicos possam ir, a água não se comporta da forma como a natureza espera. maioria das substâncias se tornam mais densas quando em estado sólido. Quanto mais densas se tornam, mais pesadas elas ficam. Como resultado,
elas afundam quando em estado sólido. Menos a água.

Quando a àgua se solidifica em gelo, ela se torna na verdade mais leve do que em estado líquido, sem dúvida um fenômeno muito estranho. Conseqüentemente, o gelo flutua sobre lagos e oceanos. E isso é uma coisa muito boa porque camadas de gelo continuam flutuando no topo das águas quando as temperaturas caem abaixo de zero.

Por que esta inexplicável qualidade se torna um recurso tão importante da água? Se a água se comportasse de maneira normal, os sete mares e todas as outras formas de água congelariam do fundo em direção à superfície. Como resultado, todas as formas de vida que estivessem sob a água seriam destruídas.

Essas camadas de gelo flutuante também proporcionam um importante efeito isolante impedindo a água dos lagos de se tornarem mais frias além de um determinado limite e deste modo, preservando a vida nas represas.

A água possui uma enorme e incomum capacidade de absorver e transportar calor. Esta particularidade é crítica na manutenção da estabilidade das temperaturas sobre a terra, prevenindo grandes flutuações

Perdendo esta extraordinária qualidade, nosso ambiente se tornaria extremamente volátil com perigosas ramificações para todas as formas de vida. Alem de regular a temperatura do planeta a água também regula a temperatura do corpo humano carregando nutrientes e oxigênio para as células, articulações, protege órgãos e tecidos, alem de remover os detritos.

A alta capacidade de aquecimento da água torna possível para as correntes marinhas carregar o calor de uma maneira bastante eficiente. Estima-se que a corrente do Golfo carregue uma energia equivalente à queima de 160 bilhões de quilos de carvão por hora.  O calor carregado pelas correntes oceânicas na verdade previne a perda da vida marinha em função das adversas condições de flutuação da temperatura

A água possui um alto ponto de evaporação resultando em transpiração tornando-se um método efetivo para refrescar o corpo.  Este alto ponto de evaporação também previne as fontes de água nos trópicos de se evaporar muito rapidamente.

A água possui alto valor de tensão de superfície, é a tensão de superfície que se torna um fator crítico no mecanismo de coagulação do sangue. Quando você se corta, é o alto valor de tensão de superfície da água que torna o processo de coagulação do sangue eficiente.

Se a água se comportasse de forma normal ela se tornaria um gás à temperatura ambiente. Mas ela não o faz. Se o fizesse, significaria que não mais existiriam rios, lagos, riachos ou oceanos neste planeta.

O corpo humano, composto de 80% de água, se evaporaria. Nosso sangue seria como fumaça, uma mistura gasosa, a vida como a conhecemos, simplesmente não existiria.

A água tem uma enorme propriedade de se elevar, o poder de se mover para cima contrariando as forças da gravidade. Esta ação é chamada Ação de Capilar.  Você pode testemunhar a ação Capilar quando a água
se filtra através de uma toalha de papel.

Esta propriedade única é muito valiosa pois ela permite à água subir nas árvores e plantas trazendo nutrientes do solo. Esta façanha é conseguida pela ação Capilar.

A água é um excelente condutor de corrente elétrica. A alta condutividade da água transforma a condutividade dos nervos num sensível e efetivo mecanismo para o corpo.

As células nos nossos corpos também estão cheias de água. A incrível habilidade da água de dissolver tantas substâncias permite às nossas células o uso de nutrientes valiosos e substancias químicas no processo biológico. O transporte de íons de célula para célula somente ocorre em função da presença da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário