segunda-feira, 26 de abril de 2010

ÁGUA BACIA DO RIO XINGU SERÁ MONITORADO POR TRIBOS INDIGENAS DO MATO GROSSO E PARÁ

O Instituto Socioambiental (ISA) e a Agência Nacional de Águas (ANA) firmaram um convênio de capacitação de tribos indígenas para reforçar o monitoramento da bacia hidrográfica do Rio Xingu, localizado no Mato Grosso e no Pará. Os índios farão o levantamento de dados para elaboração de planos de gestão para a conservação da bacia.

O acordo prevê a instalação de estações de observação e coleta, estudos sobre a qualidade e a quantidade da água, entre outras ações. O superintendente de administração da rede hidrometeorológica da ANA, Valdemar Guimarães, diz que o acordo será importante para que a agência possa utilizar os dados obtidos sobre a bacia hidrográfica, considerada uma das mais importantes do país.

"O ISA já está junto à comunidade e pode nos auxiliar na avaliação dos impactos que estão ocorrendo no local", explica Guimarães. O acordo foi motivado pela realização da campanha 'Y Ikatu Xingu, que tem o objetivo de proteger e recuperar as nascentes e matas ciliares do Xingu no Mato Grosso. Para o coordenador da campanha pelo ISA, Márcio Santilli, o termo de cooperação é uma oportunidade para facilitar o acesso da ANA ao cenário local."

A idéia é montar uma rede consistente que possa fazer o monitoramento da bacia como um todo e de produzir informações regulares ao longo do tempo sobre a situação da água", afirma Santilli.

De acordo com o Instituto Socioambiental, a Bacia do Xingu tem 51 milhões de hectares, sendo que 17 milhões estão situados no Mato Grosso, percorrendo 35 municípios do estado. A campanha "Y Ikatu Xingu trabalha atualmente com 18 projetos de recuperação de mata ciliar em diversos municípios no entorno do Parque Indígena do Xingu. Ecopress com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário