quarta-feira, 2 de junho de 2010

GOOGLE QUER PATENTEAR DATA CENTER FLUTUANTE EM ALTO MAR

O Google solicitou nos Estados Unidos uma patente de “data center flutuante” que usa o movimento das ondas para fornecer energia a computadores e a água do oceano para resfriá-los.

O pedido foi submetido ao Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos em fevereiro do ano passado, mas passou a ser exibido nos registros eletrônicos da instituição e divulgado pelo site Slashdot no início de setembro.

A idéia dos engenheiros do Google é ter um data center que seja auto-suficiente em energia. A patente descreve vários métodos para usar a energia derivada do movimento das ondas e para usar a água do mar como meio de refrigeração.

Um dos métodos proposto descreve uma plataforma em um navio com um data center, que pode ser implantado rapidamente, oferecendo maior flexibilidade do que os tradicionais ambientes instalados em terra.

O design do Google usa unidades da empresa Pelamis para conversão de energia das ondas em eletricidade e que podem ser combinadas para formar uma “fazenda de ondas”. O maior projeto usa sete unidades para gerar cerca de 5 megawatts.

O pedido da patente descreve que os data centers ficariam a até 7 milhas da costa, o que pode sinalizar que o interesse do Google em cabos submarinos vai além da conectividade entre data centers localizados em terra.

No início deste ano, a empresa afirmou que se associaria a cinco outras companhias para construir cabos de comunicação submarinos no Pacífico que poderia oferecer conectividade de alta velocidade para os novos data centers do Google na Ásia.
info.abril.com.br/ti-verde/google-prepara-dat...

Nenhum comentário:

Postar um comentário