sexta-feira, 2 de julho de 2010

FORMIGAS TÊM ATITUDE FAÇA VOCÊ MESMO

Formigas mostram suas habilidade
 de tapa-buraco no laboratório.

Insetos têm atitude 'faça-você-mesmo' na hora de resolver o problema. Quando o tráfego diminui, elas deixam o buraco e voltam pra casa.Ao trafegar por uma estrada esburacada você consideraria usar seu próprio corpo para tapar um buraco e ajudar as outras pessoas a chegarem mais rápido? Pois é exatamente isso que as formigas fazem, segundo um estudo britânico divulgado neste final de semana. Quando o assunto é consertar a estrada rapidamente, as formigas levam a expressão ‘faça-você-mesmo’ ao extremo, segundo os cientistas.

Esse comportamento inusitado é observado quando os insetos saem para buscar comida, em grupos de até 200 mil. Para acelerar a entrega do alimento aos filhotes que aguardam no ninho, algumas formigas entram nos buracos do caminho para evitar que as outras percam tempo caindo ou desviando.

A “tapa-buracos vivo” parece estranha, os pesquisadores Scott Powell e Nigel Franks, da Universidade de Bristol, garantem que o comportamento melhora a qualidade da superfície em que as formigas têm que se locomover. A velocidade do grupo aumenta e a quantidade de comida levada ao ninho também.
Enquanto umas correm para lá e para cá,
outras tapam os buracos

“Todo mundo que já xingou quando seu veículo atingiu um buraco pode se identificar com esse problema”, diz Franks.  Quando o tráfego diminui, as formigas que estavam com a inglória tarefa saem do buraco e seguem as companheiras.

A descoberta será detalhada na edição de junho da revista científica "Animal Behaviour". G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário