sábado, 27 de novembro de 2010

PREDIO QUE GIRA EM DUBAI


Cada andar da torre Rotate Building pode dar um giro independente de 360º.
O projeto do arquiteto David Fisher radicado na Itália, promete mudar de
aparência a cada cinco minutos.

Seus 310 m de altura abrigarão um hotel seis estrelas, escritórios, apartamentos residenciais e uma vila, que ocupará os andares superiores.

A fachada mutante é o que mais chama atenção, mas o prédio de 330 milhões de dólares guarda outros segredos que o fazem absolutamente inovador.

Veja algum deles:
- turbinas eólicas, posicionadas entre os andares que se movem,
- fachada revestida de placas com células fotovoltaicas produzirão toda a
  energia  elétrica de que o prédio precisa e ainda energia sobressalente
  para outros prédios. Isso vai gerar uma economia de 7 milhões de dólares
  por ano.

90 % do prédio é feito fora do canteiro de obra. Casa andar é dividido em 12 módulos pré-fabricados que são encaixados em uma eixo central esse eixo central, com elevadores e escadas de emergência, é a única coisa construída no canteiro e com concreto tradicional, o canteiro de obra contará com 90 operários apenas.

Um prédio dessa dimensão, normalmente, requer 2000 operários o prédio será 1,3 vezes mais resistente a terremotos que os prédios tradicionais, graças à tecnologia que permite andares desvinculados uns dos outros; a construção
ficará pronta em 18 meses contra os 30 que pediriam a construção
de um prédio convencional

Parceiros como Kerakoll, Barker Mohandas do setor de transportes IV Industrie engenharia mecânica participam da empreitada. O projeto do escritório deve ser implementado em mais 11 capitais do mundo, como Moscou, Nova York e Tóquio.

BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário