quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

GOLFINHOS IRLANDESES IMITAM OS HUMANOS E ADOTAM GIRIAS

Cientistas estudam os golfinhos de um estuário do sudoeste da Irlanda acreditam que estes animais poderiam ter desenvolvido um dialeto próprio para se comunicarem.

A Fundação para os Golfinhos de Shannon (SDWF) tem estudado um grupo de 120 golfinhos nariz-de-garrafa que vivem no estuário do rio Shannon. Os pesquisadores registram seus assovios em um computador.

Na pesquisa, o especialista Ronan Hickey digitalizou e analisou 1.882 assovios de golfinhos irlandeses e de golfinhos da baía de Cardigan, no País de Gales.  Na medição, Hickey distinguiu 32 tipos de assovios, que podem ser classificados em seis grandes grupos.

O pesquisador descobriu que a maioria dos 32 tipos de silvos é empregada por ambos os tipos de golfinhos, mas que oito assovios só eram usados pelos animais irlandeses.

"Estamos elaborando um catálogo dos diferentes tipos de assovios que os golfinhos usam, tentando associá-los a determinados comportamentos, como rastrear, descansar ou estabelecer contato com os outros", explicou à AFP o professor Simon Berrow, diretor do projeto.  Os golfinhos "realizam uma extensa gama de sons parecidos com latidos, grunhidos ou disparos", garantiu Berrow.

O biólogo acrescentou: "quando escutei pela primeira vez os sons parecidos com disparos, me surpreendi. Pensava que a família dos cachalotes (cetáceos da família das baleias) era a única espécie que os utilizava.  Os 'golfinhos' estão cada vez mais aprendendo com os humanos. Agora já começam a usar 'giria' nas suas conversas.

taogomespinto.blig.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário