segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

DESPOLUIDORA DE METAIS PESADOS FLORES GRAMA


As plantas são especiais e importante não só porque são a base de toda a cadeia alimentar e, ainda, em um processo físico-químico (fotosíntese), captura o dióxido de carbono e libera oxigênio para a atmosfera. É verdade que em outro processo antagônico (a respiração) as plantas absorvem o oxigênio, necessária a sua sobrevivência. Mas, mais do que isto, algumas plantas também podem livrar o solo e a água de resíduos e, portanto, são usadas no combate à poluição causada por substâncias químicas prejudiciais à flora, fauna e a saúde humana.

O girassol, por exemplo, absorve o chumbo de solos ocupados por indústrias pesadas; a mostarda pode ser usada para retirar óleo diesel, a flor-de-tabaco é responsável pela limpeza de locais contaminados por cádmio e a grama purifica ambientes contaminados com zinco. Podemos citar também o crisântemo, que purifica lugares com solventes provenientes de materiais como cola, tintas e feltros e o clorofito, que retém o monóxido de carbono e o gás formaldeído, utilizado na fabricação de corantes, vidros e espelhos.

É importante salientar que nos casos de plantas despoluidoras do solo é necessário, depois de um tempo, retirar as espécies do local de cultivo e incinerá-las, uma vez que estão impregnadas de substâncias tóxicas.

www.auepaisagismo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário