domingo, 10 de julho de 2011

BAN KI-MOON SECRETÁRIO GERAL DA ONU DIZ QUE DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA É PROBLEMA GLOBAL

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) afirmou  que o desmatamento da Amazônia é um problema global, e não apenas do Brasil.  Na véspera, o sul-coreano recebeu o apoio da presidente Dilma Rousseff à sua candidatura.

Em coletiva de imprensa ontem, em Brasília, o sul-coreano disse estar "muito preocupado" com o tema e citou que o desmatamento global é responsável por 20% das emissões de gases de efeito estufa.

"Eu espero que o governo brasileiro, o Congresso Nacional, todos os setores da agricultura e outras entidades ligadas à área discutam o assunto com sinceridade e seriedade, tendo em mente que esse não é uma questão do Brasil, é uma questão global" afirmou o secretário-geral das Nações Unidas.  Mais cedo, Ban Ki-moon teve encontros com as ministras Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social).

Quando o secretário teve sua primeira agenda no Brasil, ele afirmou que a Rio +20, Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, "será o tema de mais alta prioridade" da ONU. O evento está marcado para maio de 2012, no Rio de Janeiro.

"Nós estamos enfrentando questões como segurança alimentar, segurança energética, escassez de água e questões de saúde. Tudo isso está interligado. Precisamos conectar os pontos e ter um olhar mais abrangente. Isso é o que espero da Rio +20", afirmou na ocasião.

Ban Ki-moon esteve na Colômbia, Argentina e Uruguai, o Conselho de Segurança da ONU recomendou sua reeleição ao cargo mais alto da entidade.
Jornal Folha de Sao Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário