sábado, 6 de agosto de 2011

CARRO FEITO DE BANANA

Utilizar petróleo para fabricar plástico pode se tornar coisa do passado! Pesquisadores da Unesp – Universidade Estadual Paulista acabam de descobrir uma alternativa para a produção do material: a fibra de banana – e garantem: o produto final é perfeito para a confecção de carros.

Isso porque o bioplástico feito da fruta pode ser até 30% mais leve e quatro vezes mais forte do que o plástico comum, aumentando a resistência dos veículos e, ao mesmo tempo, diminuindo seu peso – o que reduz os gastos com combustível e, consequentemente, as emissões do carro.

E não são só as fibras de banana que podem ser utilizadas na fabricação do bioplástico: segundo os pesquisadores, o abacaxi e a casca do coco também podem ser usados no processo, que é baseado no cozimento dessas frutas, para a obtenção da nanocelulose – a matéria-prima do bioplástico.

Os pesquisadores ainda não conseguem afirmar, com precisão, os custos desse processo, mas acreditam que em até dois anos a indústria automobilística poderá se beneficiar com o produto – que, segundo eles, também é recomendado para o setor médico, na fabricação de próteses e pinos, e para os militares, na produção de coletes e capacetes a prova de balas.

E para aqueles que estão se perguntando sobre o desperdício de alimentos, os pesquisadores avisam: a fabricação do bioplástico pode ser feita com os restos das frutas, o que garante que os alimentos não deixarão de ir para a mesa do brasileiro para produzir plástico!

PEGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário