sexta-feira, 28 de outubro de 2011

ÓLEO EXTRAIDO DA BORRA DE CAFÉ MATÉRIA-PRIMA PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL

Uma pesquisa aponta o óleo extraído da borra de café como uma matéria-prima para a produção de biodiesel. O trabalho surgiu a partir de um estudo iniciado como experimento em sala de aula para crianças e se tornou uma dissertação de mestrado da professora de química, Denise Moreira dos Santos.

O combustível é obtido da mesma forma como acontece com outras matérias-primas. O óleo essencial é extraído da borra de café por meio do uso de etanol como solvente. Após a extração, o material é posto em contato com um catalisador alcalino, que realiza uma reação de transesterificação com a qual se obtém o biodiesel.

Segundo a professora (atualmente, ministrado o curso técnico de Química no Centro Paula Souza, entidade que administra Etecs e Fatecs em São Paulo), a pesquisa tinha por objetivo mostrar aos alunos que era possível aproveitar um resíduo descartado no ambiente para a produção de energia. “É possível ainda utilizar a energia solar para secar a borra, no lugar de fornos e estufas”, diz ela.

Com o alto consumo de café no país, há uma grande quantidade de resíduos descartados no meio ambiente, o que é prejudicial ao meio ambiente. A professora alerta que o descarte da borra do café e o uso do material como fertilizante contaminam o solo.

Ela sugere a utilização do resíduo na produção do biodiesel em pequenas comunidades agrícolas para o abastecimento de tratores e máquinas.

http://www.caffesociety.co.uk/.
Revista Exame

2 comentários:

  1. Can you please attribute Caffe Society for the ground coffee image with a follow link to http://www.caffesociety.co.uk.
    It is a copyrighted image that has been used without permission, permission will be granted for said attribution.
    Thanks
    Matt

    ResponderExcluir
  2. Can you please attribute Caffe Society for the ground coffee image with a follow link to http://www.caffesociety.co.uk.
    It is a copyrighted image that has been used without permission, permission will be granted for said attribution.
    Thanks
    Matt

    ResponderExcluir