sábado, 14 de janeiro de 2012

REATOR FEITO COM SUCATA DESTRÓI SOLVENTE TÓXICO


Pesquisadores da USP demonstraram que reciclagem combina
com limpeza do meio ambiente também de uma forma muito ativa.
 
Usando sucata da própria universidade, o grupo desenvolveu um equipamento que pode converter grande quantidade de acetonitrila, um solvente altamente tóxico, em subprodutos de menor impacto ao meio ambiente.
 
A acetonitrila, um subproduto da indústria automobilística, é utilizada usualmente como solvente nas análises em 60% dos cerca de 400 laboratórios de pesquisa da USP em Ribeirão Preto, os quais geram cerca de 100 litros de resíduos dessa substância por mês.
 
Anteriormente, a acetonitrila era armazenada nos laboratórios, sem ter um destino ambientalmente adequado.
 
Usando como modelo um equipamento criado no Laboratório de Resíduos Químicos da USP de São Carlos, o grupo de Ribeirão Preto adaptou uma sucata de autoclave - um aparelho de pressão para esterilização - e mais alguns instrumentos também reutilizados, criando o novo reator.
 
"A ideia de usar o autoclave de aço inoxidável facilita e torna seguro o trabalho com o equipamento,", afirma Odair Batistão, um dos construtores do equipamento.
 
Testes preliminares com plástico indicaram que esse material não seria capaz de suportar as condições necessárias à destruição do composto químico.
 
Outros desafios encontrados por Batistão e seus colegas foram adaptar um sistema de agitação com controle de velocidade e acoplar um controlador de temperatura.
 
Embora a reação de destruição da acetonitrila seja simples, a otimização das condições de reação é complicada.
 
Diversos fatores influenciam no processo: porcentagem de acetonitrila no resíduo, volume tratado, temperatura, agitação da solução, pressão, etc.
 
O equipamento tem capacidade para destruir, de uma única vez, todo o volume do solvente gerado mensalmente no campus de Ribeirão Preto.
 
O resultado consiste basicamente em dois subprodutos: o ácido acético, um dos componentes do vinagre, e a amônia, um dos componentes do amoníaco doméstico.

Agência USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário