sexta-feira, 3 de agosto de 2012

TURBINA EÓLICA TRANSFORMA AR EM ÁGUA

O ar entra pela turbina, transforma-se em vapor que vira água potável

Uma empresa francesa, a Eole Water, criou uma tecnologia para fornecer água potável por meio da força dos ventos. A invenção ainda está sendo testada, no deserto de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Um sistema movimentado por turbina eólica é capaz de captar as moléculas de água do ar.

No equipamento, o ar entra por uma abertura no topo da turbina, é aquecido e gera vapor. O vapor atravessa um compressor refrigerado, criando umidade, que é condensada e coletada. A água é encaminhada aos tanques de armazenamento, feitos de aço inox, onde é filtrada e purificada.

A ideia surgiu em 1997, mas os primeiros testes da nova tecnologia só foram feitos em outubro de 2011, depois de muitos anos de pesquisas. O equipamento produziu de 500L até 800L de água por dia, em condições extremas, desde o início dos testes. A empresa acredita que seja possível fabricar até 1.000L de água por dia.

O sistema funciona adequadamente com ventos de no mínimo 24km/h, condição até bem razoável para áreas desérticas ou com dificuldade na captação de água. A empresa acredita que seja um meio de fornecer água potável em locais menos favorecidos e ao mesmo tempo preservar o ambiente.

Maria Clara Corsino.

AVISO LEGAL
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que o CPT – Centro de Produções Técnicas seja citado como fonte, remetendo para o site da instituição: www.cpt.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário