sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A INTELIGÊNCIA NATA DAS ABELHAS


Estava a ler uma reportagem do Space.com ontem e deliciei-me ao saber de algumas características desta verdadeira sociedade que as abelhas compõem. Vou deixar aqui alguns fatos que me chamaram a atenção:

● As abelhas podem voar a até 10 Km de distância da colmeia para procurar por pólen,o que equivaleria a uma pessoa voar de San Francisco até Denver.

● Uma colher de chá de mel equivale ao trabalho durante o período de vida de 6 abelhas.

● As abelhas são o único ser vivo, fora os humanos,conhecidos até à presente data que conseguem ter uma linguagem simbólica;ou seja,elas conseguem representar algo que não está presente no momento,tais como a localização de flores,e a relação das mesmas em relação ao sol para permitir que outras abelahs vão atrás do pólen.

● As abelhas “dançam” na colméia para explicar ás outras sobre a localização de novas fontes de pólen,se eventualmente na colméia houver duas abelhas a disputar a atenção pelas fontes de pólen a decisão sobre qual ir em primeiro lugar é decidida democraticamente,até que os votos sejam unanimes.

Agora o mais interessante de todos:

● Uma experiência realizada por alunos de uma universidade dos EUA estava a testar o sistema de navegação das abelhas e consistia em colocar um pote de nétcar perto da colméia e aumentar esta distância dia após dia em 25%. Este experimento exigiria uma grande abilidade das abelhas para encontrar o pote,uma vez que ele cada vez estava mais distante.

Ocorreu que numa manhã,e isto após vários dias de experimento,o pote por acidente não pôde ser mudado de lugar,e quando eles chegaram ao lugar que corresponderia aos 25% daquele dia as abelhas estavam todas lá à espera.Ou seja,elas foram não só capazes de entender a lógica de mudança do pote(25% todos os dias),mas também demonstraram ter imaginação de projetar o futuro!!!

deforma.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário