sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

GIRASSÓIS DE VAN GOGH ATRAEM ABELHAS


As abelhas preferem as pinturas com flores, mesmo que elas nunca tenham visto uma flor antes, revela uma pesquisa realizada por cientistas em Londres.

Pesquisadores da Faculdade Queen Mary da Universidade de Londres colocaram quatro quadros (dois de flores) na trajetória de vôo das abelhas e acompanharam o local de sua aterrissagem. Elas pousaram sobre os dois quadros que exibiam mais flores. O favorito foi Girassóis do pintor holandês Van Gogh, um dos mais renomados artistas impressionistas.

Publicado na revista Optics and Laser Technology, o estudo foi feito com três colônias de abelhas criadas em cativeiro, que jamais tinham visto flores.

Aproximadamente 11% das aproximações das abelhas aos quadros com flores terminaram em pouso, quase o triplo da taxa de 4% registrada nas outras pinturas.

Além de Girassóis, os cientistas mostraram às abelhas os quadros Um vaso de flores, de Gauguin, Cerâmica, de Patrick Caulfield, e Natureza morta com uma caneca de cerveja, de Fernand Léger.

“Os resultados mostram que as pinturas com flores capturaram a essência das características florais de um ponto de vista das abelhas, e que estes aspectos são reconhecidos por abelhas que nunca tinham sido expostas a uma flor anteriormente”, disse o professor Lars Chittka, um dos envolvidos na pesquisa.

Azul – Segundo Chittka, “as flores contêm todos os ingredientes que uma abelha precisa para desenvolver – pólen e néctar – e as abelhas têm ´preferências estéticas´ por aquelas flores que oferecem a melhor fonte de riqueza”.

Associada com flores ricas em néctar, o azul é a cor predileta das abelhas, acrescentou o pesquisador. Isso pode explicar por que as abelhas foram fortemente atraídas pela assinatura em azul de “Vincent” no quadros de Van Gogh, assim como os botões azuis de Um vaso de flores, e um quadrado azul claro em Natureza morta com uma caneca de cerveja.

BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário