sexta-feira, 29 de março de 2013

BANCO DE ALIMENTOS

 

A ONG Banco de Alimentos, organização não governamental, foi fundada em abril de 1998 pela economista Luciana Chinaglia Quintão através de uma iniciativa civil e pioneira, tendo sua primeira arrecadação de alimentos em fevereiro de 1999.

Minimizar os efeitos da fome, através do combate ao desperdício de alimentos e promover educação e cidadania.

Ser modelo e multiplicador na luta pela conscientização da sociedade quanto a seu papel de protagonista na construção do desenvolvimento social, e fazer com que cada vez mais um número maior de pessoas tenham acesso a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente para uma alimentação saudável.

Todo ser humano é cocriador da realidade. Somos todos coresponsáveis por tudo que está à nossa volta, individual e coletivamente.

A iniciativa da ONG Banco de Alimentos representa a formação de um ciclo sustentável: Ao passo que são arrecadados excedentes de produção e comercialização, diminui-se o acúmulo de lixo orgânico e o desperdício de alimentos próprios para consumo, que complementarão a alimentação de milhares de pessoas em situação de risco alimentar e social.

Há também desta forma um favorecimento à inclusão social destes indivíduos por meio de melhoria da saúde e estímulo ao desenvolvimento psicomotor. Isso porque, além de visarmos uma alimentação balanceada por meio de realização de ações profiláticas e educativas voltadas às comunidades atendidas, beneficiamos somente instituições que possuam em seu programa ações de inclusão social.

No entanto estas ações seriam insuficientes se o problema não for tratado em sua origem: ou seja, minimizando a cultura do desperdício e estimulando o não preconceito em relação às partes não convencionais dos alimentos (cascas, folhas, talos e sementes).
Trata-se de uma idéia única por ser sustentável em diversos aspectos, evolvendo questões de responsabilidade ambiental, social, econômica e nutricional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário