domingo, 14 de abril de 2013

RIOS SUBTERRÂNEOS NO CHÃO DOS OCEANOS

Os rios nem sempre estão aonde você pode enxergá-los. Um “rio submarino” foi descoberto no leito de um oceano ao largo sudoeste da Austrália.

Não é a primeira vez que tal fenômeno é observado, mas os pesquisadores afirmam que o fato desses rios terem sido vislumbrados em águas mornas é inédito.

O rio submarino australiano foi descoberto por robôs marítimos equipados com sensores para detectar temperatura da água, salinidade, produtividade do plâncton, turbidez e oxigênio dissolvido.

Os rios subterrâneos já foram descobertos em diferentes pontos ao redor do globo. No Mar Negro, os pesquisadores descobriram um rio debaixo d’água, que é bem mais profundo e fica no leito marinho.

“Essas cascatas de água densa são comuns em regiões de alta latitude, como resultado da formação de gelo. Essa é a primeira vez que esses processos são descobertos em regiões subtropicais, que ficam presentes durante todo o ano”, afirmou Chari Pattiaratchi.

O fenômeno submarino – camadas de água densa que se arrastam pelo chão do oceano a uma taxa de cerca de 1 quilômetro por dia – tem cerca de 20 metros de espessura e se estende por mais de 100 quilômetros.

Segundo Pattiaratchi, a evaporação da água durante o verão, seguido do resfriamento durante o inverno é o que alimenta a formação do rio, levando à reunião de água de alta densidade na costa que, em seguida, flui em alto mar em rios lentos.

OurAmazingPlanet

Nenhum comentário:

Postar um comentário