quinta-feira, 9 de novembro de 2017

MAIOR PROJETO DE REFLORESTAMENTO DO MUNDO 73 MILHÕES DE ÁRVORES SERÃO PLANTADAS NA ANAZÔNIA

O final do século XX testemunhou o início da mobilização para proteger a floresta amazônica, que começou a desaparecer a um ritmo alarmante.
 
Por esse motivo, um novo projeto na Amazônia para reflorestamento na região – que equivale a 70 mil hectares – está atualmente em andamento. Isso se traduz em cerca de setenta e três milhões de árvores na região, à beira da região amazônica conhecida como Arco da Destruição . É composto pelos estados de Rondônia, Pará, Acre, Amazonas e da bacia hidrográfica do Xingu, e é considerado um lugar “onde cerca da metade do desmatamento tropical mundial ocorre, em grande parte devido ao desmatamento não planejado para pastagens”.

Anunciado em setembro, a Conservation International (CI) está liderando os esforços, juntamente com o Banco Mundial, o Ministério do Meio Ambiente, o Fundo Brasileiro de Biodiversidade, o Fundo Global para o Meio Ambiente e a “Amazônia Viva”, o ramo ambiental do Rock in Rio. Isso sem dúvida será uma tremenda coordenação de esforços, mas a CI está apontada para o desafio.

M. Sanjayan, CEO da CI, discute a importante conexão entre repopular de florestas e a criação de uma cooperação entre os governos internacionais no controle climático:

“Se o mundo atingiu 1,2 ° C ou 2 ° C [graus de aquecimento], então precisamos proteger as florestas tropicais,” não é apenas as árvores que importam, mas os tipos de árvores. Se você realmente está pensando em tirar dióxido de carbono da atmosfera, então as florestas tropicais são as que acabam importando o máximo “.

Sanjayan também comentou sobre como o projeto e a execução dele será muito diferentes de muitos projetos anteriores, talvez para críticas silenciosas que apontem para a história de projetos de conservação falhados na região das últimas três décadas: “Isso não é um golpe”, acrescentando firmemente “É um experimento cuidadosamente controlado para descobrir literalmente como fazer a restauração tropical em escala, para que as pessoas possam replicá-lo e podemos reduzir os custos dramaticamente”.

 engenhariae.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário